Em 1983, a empresa Bosch inicia os trabalhos de desenvolvimento de uma rede de dados inicialmente para ônibus e caminhões, surgindo assim o protocolo CAN.
Em 1986 houve a introdução oficial do protocolo CAN, sendo lançados os primeiros chips CAN da Intel e da Philips Semicondutores em 1987.
Em 1991 foram lançadas as especificações das versões 2.0A e 2.0B CAN pela Bosch e o protocolo de alto nível baseado no CAN chamado de CAN Kingdom foi introduzido pela empresa Kvaser.
Em 1992 foi fundado o “CAN in Automation (CIA)”: um grupo de usuários e fabricantes internacionais da rede CAN, em que foi publicado pela CIA o protocolo CAN Aplicattion Layer (CAL), e os primeiros automóveis da Mercedes-Benz começaram a usar a rede CAN.
Em 1994 foi publicado o padrão ISO 11898, sofrendo uma alteração em 1995, onde foi estendido o formato do frame.
Em 2000 ocorreu o desenvolvimento do protocolo de comunicação “time-triggered” para a rede CAN (TTCAN).
A figura abaixo explica de forma ilustrativa:
Figura 1: Cronograma da rede CAN Bus [1]
|